"...tornar-se um professor crítico se (...) fala de suas leituras quase como se estivesse recitando-as de memória - não percebe, quando realmente existe, nenhuma relação entre o que leu e o que vem ocorrendo no seu país, na sua cidade, no seu bairro."
Paulo Freire

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

MEMORIAL

A EDUCAÇÃO INFANTIL EM MINHA VIDA

Quando eu era bebê,
Eu era assim, eu era assim...
Não fizeram parte da minha vida,
O berçário e o maternal,
Pois minha vovó era quem cuidava de mim.
Quando eu era menina,
Eu era assim, eu era assim...
Fiz a pré-escola num lugar
Que ficava pertinho da minha casa,
Lá em Ceilândia;
Tenho uma boa imagem dessa época,
Da professora, dos amigos,
E do que foi ensinado.
Quando eu era mocinha,
Eu era assim, eu era assim...
Tinha muitos sonhos,
E um deles era ser professora.
Quando eu era mulher,
Eu era assim, eu era assim...
Tornei-me professora
Ao mesmo tempo em que me tornei mãe;
Passei por várias experiências na educação,
Mas a que mais me fez feliz,
Foi e é, a Educação Infantil;
A primeira experiência foi em 1996,
Numa escola da zona rural de Brazlândia,
Com alunos de 4,5 e 6 anos, todos juntos,
Como aprendi com aquelas crianças!
No ano de 1999, minha enteada,
Estudou numa escola...
Que parecia um mundo cheio de encantos,
Como ela gostava daquele lugar
E como eu sonhava em trabalhar lá!
Os anos se passaram...
E só voltei a Educação Infantil no ano de 2004,
De lá prá cá, nunca mais abandonei.
Sabe onde fui trabalhar?
No mundo encantado da minha enteada!
Trabalho no Centro de Educação Infantil
Do Núcleo Bandeirante, desde então.
Já trabalhei com 1º e 2º períodos
E hoje estou na coordenação pedagógica da escola.
Quantas coisas vivenciei...
E ainda tenho muito para viver.
Quando eu era velhinha,
Eu era assim, eu era assim...
Bem, esse tempo ainda não chegou
E ainda vai demorar a chegar;
E acredito que a minha relação com a Educação Infantil nessa época,
Será curtir a educação dos meus netinhos...
E quem sabe...
Continuar a contribuir com os meus conhecimentos
Para a educação de crianças tão pequenas
E ao mesmo tempo tão grandes,
No seu jeito simples de ver o mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário