"...tornar-se um professor crítico se (...) fala de suas leituras quase como se estivesse recitando-as de memória - não percebe, quando realmente existe, nenhuma relação entre o que leu e o que vem ocorrendo no seu país, na sua cidade, no seu bairro."
Paulo Freire

domingo, 20 de fevereiro de 2011

PENSAR SOBRE A DISCIPLINA: HISTÓRIA DA INFÂNCIA E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL

O nome da disciplina HISTÓRIA DA INFÂNCIA E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL já traz uma idéia do que será vivência nesses poucos meses e isso é o que espero da disciplina, conhecer melhor a história da infância e das políticas públicas que foram construídas no Brasil com relação à Educação Infantil.
            Agora, o que a disciplina pode esperar de mim, é uma estudante aplicada, que tem sede pelo conhecimento e que se esforça em conquistar novos aprendizados. O meu perfil varia um pouco, às vezes gosto muito de falar e outras, participo da aula apenas refletindo  sobre os debates que estão se desenvolvendo. 
            Iremos estudar nos próximos meses sobre a infância e a criança, desse modo, é importante pensar qual é a visão inicial que tenho acerca dos dois conceitos. O que entendo por infância? E por criança? Acredito que infância seja o período da vida que corresponde do nascimento da criança até a puberdade; corresponde a um tempo real da vida de uma pessoa e esse tempo varia de acordo com os aspectos biológicos, psicológicos e emocionais de cada um. E que a definição de criança depende do aspecto social e histórico, houve um tempo em que a criança era vista como um adulto em miniatura, que vivenciava as mesmas coisas que os adultos; hoje, a criança é vista como um ser diferente do adulto, que possui necessidades próprias (de aspecto físico, motor, psicológico, emocional). Dessa forma, penso que o conceito de infância e criança, sejam distintos.
            Iremos estudar também sobre as políticas públicas e o que penso sobre o tema? Creio que estejam ligadas ao conjunto de ações desencadeadas pelo Estado, visando o bem da coletividade, e que a sociedade civil pode influenciar nessas ações e tomadas de decisões, através de organizações não-governamentais e de movimentos organizados.
            As políticas públicas que iremos estudar estarão voltadas a Educação Infantil, e o que penso acerca dessa modalidade de ensino? A Educação Infantil faz parte da primeira etapa da educação básica e está voltada a atender crianças de 0 à 5 anos de idade, com vistas a proporcionar a criança os eixos – educar e cuidar. Mas a Educação Infantil só chegou a esta concepção após várias mudanças na política pública com relação a sua visão e desenvolvimento. 

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